Aspectos Fisiológicos
Introdução:
Na década de 70, a importância da inclusão temática da sexualidade nas escolas tem se intensificado devido às mudanças comportamentais dos jovens dos anos 60 através de movimentos feministas e de preocupação com o controle da natalidade durante essa fase.
Nos anos 80, trabalhos voltados para a educação sexual nas escolas aumentaram devido ao aumento na incidência de gravidez não planejada na adolescência e risco de infecção pelo vírus da AIDS 1.
Muitas famílias ainda apresentavam resistência ao ensino sexual nas escolas e hoje são os próprios pais quem reivindicam esse tipo de orientação pra seus filhos, reconhecendo que existe, no ambiente familiar, a dificuldade de se falar abertamente sobre o assunto.
Assim, o tema da sexualidade tornou-se obrigatório nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Brasil, devendo ser tratado como um tema transversal não sendo, portanto, um tema exclusivo das aulas de Biologia.
Isso exige que o tema seja discutido nos cursos de formação docente, preparando o/a educador/a para resistir a discursos normativos sobre corpo, gênero e sexualidade.
Ser adolescente é:
Ser adolescente é viver profundas transformações em todas as suas dimensões (tudo ao mesmo tempo, o agora). Mudanças no seu corpo, suas relações, sua sexualidade, sua força, seus desejos, sua capacidade própria para compreender e explicar o mundo e as suas coisas, suas emoções e sentimentos.
Os adolescentes precisam do grupo, precisam do adulto, precisam de referências; mas ele precisa diferenciar-se, construir sua própria identidade. Tornar-se adolescente é viver cercado por profundos conflitos. Novos e diferentes ritmos, tempos, espaços, presença na sociedade e na cultura.
Site: fido.palermo.edu/servicios_dyc/.../A4085.pdf
Aspectos fisiológicos na adolescência:
A origem da adolescência centra-se na maturação do sistema nervoso e, sobretudo, nas alterações físicas próprias da puberdade, alterações essas que obrigam o adolescente a reencontrar a sua identidade física e psicológica, bem como a avaliar o seu papel nas relações interpessoais e na sociedade, de forma geral.
Quanto às transformações fisiológicas típicas dessa fase da vida, pesquisadores do Suny Downstate Medical Center (EUA) descobriram que o THP (ou alopregnanolona) é o hormônio responsável por alterações no humor dos adolescentes, além de promover a
dificuldade de aprendizado dos mesmos.
A proteína específica chamada alfa4-beta-delta se prolifera durante a puberdade no hipocampo, região cerebral crucial para o aprendizado, alterando também os níveis de estresse dos adolescentes.
O hormônio THP naturalmente possui um efeito tranquilizante na criança e no adulto, mas durante a puberdade, esse efeito é invertido, causando muito estresse durante essa fase da vida do indivíduo.
Felizmente, essas alterações fisiológicas oferecem ao adolescente uma capacidade de refletir, compreender e conseguir, pouco a pouco, um maior grau de satisfação, autonomia e intimidade.
Site:emedix.uol.com.br/.../07mar11neu-n-sfh-ansiedad..
Transformações físicas femininas: Hormônios estrogênio e progesterona
A forma do corpo começa a mudar:
. a cintura fica mais fina;
. os ossos da bacia alargam-se;
. Os seios crescem;
Os órgãos genitais também mudam:
. a vagina fica com a parede mais espessa;
. o útero aumenta de tamanho;
. aumenta a irrigação sanguínea do clitóris;
. Crescem os pêlos das axilas e da região púbica;
. Dá-se a primeira menstruação ("menarca").
Transformações físicas masculinas: Hormônio testosterona
. Crescem os pêlos do rosto;
. Das axilas e da região púbica;
. A voz muda;
. A laringe cresce;
. Dá-se o crescimento dos testículos e do pênis;
. Surgem as primeiras ejaculações.
Aspectos emocionais e psicológicos:
A adolescência é uma fase marcada por uma grande instabilidade emocional e pela presença de conflitos pessoais. Apesar disso, é um período necessário, pois permite ao indivíduo gerar laços afetivos e sociais mais estáveis, o que irá facilitar a sua posterior adaptação e integração como adulto na sociedade.
Eis a definição de Anna Freud (filha de Sigmund Freud) para a adolescência:
“É normal que o adolescente se comporte de maneira inconsciente e imprevisível.
Lutar contra os seus impulsos e aceitá-los; amar os seus pais e odiá-los; ter vergonha de os assumir perante outros e querer conversar com eles; identificar-se e imitar os outros enquanto procura uma identidade própria. O adolescente é idealista, artístico, generoso e altruísta, como jamais o será novamente, mas também é o oposto: egoísta, calculista, egocêntrico.”
Símbolos e descobertas:
No ano de 2009, surge uma nova mania entre os adolescentes brasileiros. Trata-se do uso das pulseiras coloridas.
As aparentemente ingênuas pulseiras coloridas simbolizavam, para os adultos, nada mais que uma nova moda entre os jovens, mais tarde, descobriu-se que os adornos estavam rodeados de conotações sexuais. Cada cor deveria levar a uma atitude correspondente.
Se o menino arrebentasse uma pulseira amarela, a menina teria que abraçá-lo, se fosse uma pulseira roxa, ela teria de beijá-lo, a preta simbolizava o sexo, a transparente dava total liberdade para o que o garoto fizesse o que quisesse e dourada para todas as ações citadas anteriormente.
Essa situação alarmou pai e professores, que poderiam ter desenvolvido uma conversa franca sobre um tema tão importante, mas que terminou simplesmente com a proibição pura e simples do uso dos acessórios nas escolas.
A omissão foi condenada por especialistas que acreditam na importância de se colocar essas questões de forma educativa justamente pela necessidade desses jovens em construir sua própria sexualidade de forma plena e responsável.
Site: www.naopossoevitar.com.br/.../hormonios-adolesc...
Mídia e sexualidade na adolescência
Nos últimos anos, a internet, a globalização e a falta de censura nos meios de comunicação com forte apelo sexual expõem os jovens a situações ainda não bem compreendidas por eles.
Os adolescentes copiam os modos adultos e querem ter os privilégios da maturidade.
Mas falta-lhes a experiência, a responsabilidade e o significado real de um envolvimento sexual.
A gravidez de risco na adolescência, infelizmente, é um dos resultados desastrosos desta situação atual. A pouca informação qualificada e o precário respeito dos adultos perante as necessidades dos jovens são os verdadeiros responsáveis pelo falso e ilusório desenvolvimento do adolescente de hoje.
Bibliografia:
Site: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacao.pdf..........................Acesso em:12/06/2012
Site: fido.palermo.edu/servicios_dyc/.../A4085.pdf............................Acesso em:12/06/2012
Site:emedix.uol.com.br/.../07mar11neu-n-sfh-ansiedad....................Acesso em:14/06/2012
Site: ww.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8211/000570933.pdf?.............................Acesso dia:13/06/2012
Site: www.naopossoevitar.com.br/.../hormonios-adolesc..................Acesso dia:16/06/2012
Site: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/.../445-4.p.......................Acesso em: 16/06/2012