Pteridófitas

As pteridófitas são plantas criptógamas vasculares, com raiz, caule e folhas bem desenvolvidas, dai seu aparelho vegetativo ser denominado cormo. Apresentam alternância de gerações, sendo a geração esporofítica a fase dominante, mais desenvolvida. São consideradas as primeiras plantas que conquistaram definitivamente o meio terrestre.

As pteridófitas são representadas pelas seguintes classes: psilopsida, licopsida, esfenopsida e pteropsida (somente filiíneas) e constituem grupos da divisão traqueófita.

As pteridófitas  podem apresentar desde espécies pequenas, tais como Salvínia, Azolla e Marzilea até espécies arborecentes bem desenvolvidas, como Cyathea, o conhecidoo samambaiçu. As traqueófitas podem atingir grandes tamanhos, graças à presença de vasos condutores onde a seiva é transportada rapidamente a todas as partes do vegetal.

Podem habitar tanto regiões úmidas quanto secas, até mesmo desérticas. São comuns as espécies epífitas entre os representantes das pteridófitas.

Em certas pteridófitas é comum o fenômeno de heterofilia, de tal modo que apresentam dois tipos de folhas: o trofófilo, com função exclusivamente vegetativa, e o esporófilo, que além das funções vegetativas, intervém na reprodução, formando esporos. As samambaias apresentam somente um tipo de folha, que funciona ao mesmo tempo como trofófilo e esporófilo.

Como as briófitas, também as pteridófitas apresentam alternância de gerações, uma sexuada, gametofítica, n, e outra assexuada, esporofítica, 2n.

Devemos, entretanto, salientar que nas pteridófitas a geração esporofítica é a mais desenvolvida, sendo a fase duradoura.

Assim, uma planta de samambaia representa o esporófito. Este consta de raiz, caule, folhas e forma esporos. O gametófito, chamado de protalo, tem a vida independente, pode ser uni ou bissexuado, é reduzido, e representa a fase transitória.

De acordo com a natureza dos esporos existem três tipos de ciclos alternantes:
1. Ciclo das isosporadas.
2. Ciclo das heterosporadas.
3. Ciclo das isosporadas com protalos dióicos.

As isosporadas produzem esporos, todos iguais, que, quando germinam, originam um gametófito, isto é, um protalo hermafrodita. A maioria das filicíneas são isosporadas.

As heterosporadas produzem esporos de dois tipos: masculinos e femininos. Após germinação, cada esporo origina um protalo de sexo diferente. São heterosporadas algumas licopodíneas, como as selaginelas.

As isosporadas com protalos dióicos produzem esporos iguais, mais quando germinam, originam protalos masculinos e protalos femininos. As equisetíneas são isosporadas com protalos dióicos.

Reprodução das pteridófitas - Ciclo haplodiplobionte

Da mesma maneira que as briófitas, as pteridófitas se reproduzem num ciclo que apresenta uma fase sexuada e outra assexuada. Para descrever a reprodução nas pteridófitas, vamos tomar como exemplo uma samambaias comumente cultivada (Polypodium vulgare).
A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito.
Em certas épocas, na superfície inferior das folhas da samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que a samambaias está em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem. Então os esporos caem no solo úmido; cada esporo pode germinar e originar um protalo, aquela plantinha em forma de coração mostrada no esquema. O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.
Ciclo reprodutivo das samambaias
O protalo da samambaias contém estruturas onde se formam anterozóides e oosferas. No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozóide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião. O embrião, por sua vez, se desenvolve e forma uma nova samambaias, isto é, um novo esporófito. Quando adulta, a samambaias forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução.
Como você pode perceber, tanto as briófitas como as pteridófitas dependem da água para a fecundação. Mas nas briófitas, o gametófito é a fase duradoura e os esporófito, a fase passageira. Nas pteridófitas ocorre o contrário: o gametófito é passageiro - morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação - e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.

Pteridófitas mais conhecidas

Cavalinha: porte pequeno, caule subterrâneo e que formam ramos eretos que lembram vagamente um caule de cana-de-açúcar com cerca de 1 cm de diâmetro. Folhas em forma de fios, agrupadas em feixes, emergem do caule e lembram uma cauda de cavalo (veja foto acima).
Selaginela: erroneamente vendida como musgo nas floriculturas. Folhas miúdas que saem do caule cilíndrico bem fino.
Licopódio: caule subterrâneo e que dá ramos aéreos eretos dos quais saem folhas bem menores que as da selaginela. É comum formarem-se "buquês" de rosa acompanhados de ramos de licopódios.
Selaginela
Licopódio
Samambaias: as pteridófitas mais modernas são popularmente conhecidas como samambaias e pertencem à classe das filícíneas. Incluem as rendas portuguesas, as avencas, os xaxins, as samambaias de metro etc. Na maioria delas, o caule subterrâneo, chamado rizoma, forma folhas aéreas. No xaxim o caule é aéreo e estéreo e pode atingir cerca de 2 a 3 metros. As folhas são muitas vezes longas, apresentam divisões (folíolos) e crescem em comprimento pelas pontas, que são enroladas, lembrando a posição do feto no interior do útero. Na época de reprodução, os folíolos ficam férteis e neles surgem pontos escuros, os soros, verdadeiras unidades de reprodução.
Soros nas folhas de samambaia
Samambaia 


BioAjuda
Referências Bibliográficas:

MODESTO, Z. M. M. ; SIQUEIRA, N. J. B. Botânica, Currículo de Estudos de Biologia. São Paulo: EPU, 1981. 10cap.

Pteridófitas. Só Biologia. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/pteridofitas.php>. Acesso em: 27 Abril 2012. 
Share:

Popular

Blog da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, Belo Horizonte - MG. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

Vasectomia - Série Sexualidade, métodos contraceptivos.

VASECTOMIA A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e c...

Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

iOS

5/Life%20Style/feat-tab

Facebook

Business

5/Cars/feat-tab

O que achou do Blog? Levando em conta o layout, conteúdo e atualização.

Recent Posts

3/recentposts

Post Bottom Ad

ad728

Videos

6/Tech/feat-videos

Technology

3/Tech/feat-grid

Fashion

5/Life%20Style/feat2
[recent]

Breaking News

Header Ads

ad728

Android

5/Tech/feat-tab

Fashion

5/Cars/feat-tab

Follow Us @templatesyard

Seguidores


Tags

Recent Slider

5/Tech/feat-slider

Comments

3/recentcomments

Post Top Ad

ad728

Advertise

Ad Banner

Random Posts

3/randomposts

Facebook

Popular