Gimnospermas

A conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas ocorreu com o surgimento de elementos que permitiram a fecundação sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino.

As primeiras traqueófitas que apresentaram essa condição foram as gimnospermas. Nelas, os esporófitos formam elementos ligados à reprodução sexuada, reunidos em estróbilos, ramos modificados com estruturas relacionadas com a reprodução sexuada.

Os estróbilos podem ser femininos ou masculinos. Em algumas espécies ocorrem os dois tipos no mesmo indivíduo, enquanto em outras os estróbilos femininos são formados em um indivíduo e os masculinos em outro, ou seja os sexos são separados.
Estróbilo ou cone
Nos estróbilos masculinos são formados os grãos de pólen, e  no feminino é formado o óvulo.

O grão de pólen apresenta envoltório resistente abrigando o gametófito masculino imaturo que formará os gametas masculinos. Esses grãos de pólen são transportados até o óvulo pelo vento (anemofilia). Ao chegar ao óvulo, o grão de pólen  encontra umidade e germina, desenvolvendo uma estrutura chamada tubo polínico, que corresponde ao gametófito masculino maduro e que leva o gameta masculino até o feminino no interior do óvulo.

Após a fecundação, surge o zigoto que dá origem ao embrião, e o óvulo transforma-se em semente. Nos pinheiros encontrados no Brasil, a semente comestível é popularmente conhecida por pinhão, e o estróbilo feminino é denominado pinha.
As sementes protegem o embrião conta a dessecação e outros fatores adversos do meio. Isso contribui para aumentar sua sobrevivência e facilitar a dispersão das espécies, possibilitando que essas plantas ocupem mais amplamente o ambiente terrestre.

Abundantes em regiões temperadas as gimnospermas chegam a formar vegetações como as florestas boreais (taiga) no hemisfério  Norte e a mata de araucária na região sul do Brasil. A mata de araucária, que ocorria desde o Paraná até o Rio Grande do Sul, está atualmente muito reduzida em função, principalmente, da exploração da madeira do pinheiro-do-paraná (espécie Araucaria angustifolia), planta predominante nessa mata.
 Floresta boreal (taiga)
São também exemplos de gimnospermas as cicas e a Ginkgo biloba. Esta última é uma árvore que pode chegar a 30 metros de altura, com folhas em forma de leque, e que possui propriedades medicinais no tratamento de problemas vasculares, além de ser muito utilizada como planta ornamental em parque e jardins de regiões temperadas.
A pinha e a semente (pinhão) da Araucária
Vídeo Aula
O professor Dorival Filho explica:

BioAjuda
Referências Bibliográficas:

 LOPES, SÔNIA. ROSSO, SERGIO. Biologia: volume único. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2005. 242p.
Share:

Popular

Blog da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, Belo Horizonte - MG. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

Vasectomia - Série Sexualidade, métodos contraceptivos.

VASECTOMIA A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e c...

Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

iOS

5/Life%20Style/feat-tab

Facebook

Business

5/Cars/feat-tab

O que achou do Blog? Levando em conta o layout, conteúdo e atualização.

Recent Posts

3/recentposts

Post Bottom Ad

ad728

Videos

6/Tech/feat-videos

Technology

3/Tech/feat-grid

Fashion

5/Life%20Style/feat2
[recent]

Breaking News

Header Ads

ad728

Android

5/Tech/feat-tab

Fashion

5/Cars/feat-tab

Follow Us @templatesyard

Seguidores


Tags

Recent Slider

5/Tech/feat-slider

Comments

3/recentcomments

Post Top Ad

ad728

Advertise

Ad Banner

Random Posts

3/randomposts

Facebook

Popular