Mitose

           A capacidade de crescer e se reproduzir é atributo fundamental de todas as células. No caso das células eucariontes, o processo básico de gênese de novas células obedece a um padrão cíclico que começa com o crescimento celular, determinado por um aumento quantitativo coordenado dos milhares de tipos diferentes de moléculas que a célula possui, inclusive de seu material genético, e culmina com a partição de seu núcleo e citoplasma em duas células-filhas. As células originadas repetem o ciclo, e o número de células aumenta exponencialmente, esse processo é denominado  ciclo celular e serve tanto para manter a vida, em organismos pluricelulares, como para gerar vida, no caso dos organismos eucariontes unicelulares.

 Nos eucariontes existem dois tipos de divisão celular:

               Meiose, uma célula dá origem a outras quatro, cada uma com a metade do número de cromossomos de célula inicial. É o processo pelo qual geralmente se formam os gametas, células relacionadas com a reprodução sexuada.

Vídeo Aula
O professor Dorival Filho explica:
       
     Mitose

        É o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em seqüência  ordenada de etapas, duas células-filhas cromossomicamente e geneticamente idênticas.    
       É o tipo de divisão realizado quando há reprodução assexuada; é importante no crescimento do organismo e na regeneração de tecidos dos multicelulares.

Intérfase  É a fase que não á divisão celular, o riticulo e as mitocôndrias desenvolvem-se e o citoplasma retoma a sua atividade normal, tal período caracteriza-se por intensa atividade metabólica, resultante da descondensação cromossômica. 
A intérfase é dividida em três períodos (G1, S e G2). O período durante o qual ocorre a duplicação do DNA é chamado de S; G1 (do inglês gap intervalo) é o período que antecede a síntese de DNA, enquanto G2 é o período que sucede a síntese de DNA e antecede a mitose.



O ciclo mitótico

G1 - Fase de recuperação celular, absorção de nutrientes, síntese de proteínas, lipídeos e carboidratos. Nessa fase nota-se o aumento da célula.


R - Ponto de Restrição (ponto de checagem),  A célula analisa se deve ou não seguir em frente no ciclo celular através de fatores intracelulares (ex. Checa se o DNA está danificado?, o tamanho da célula está adequado?) e extracelulares. (ex. O corpo precisa da divisão da célula? Há substancias sinalizadoras que indicam a necessidade da divisão celular?). Se tudo estiver certo a célula prosseguirá no ciclo, caso contrario entrará em G0.

G0 - Momento de não divisão, a célula não se preocupa mais com a divisão celular e continua desempenhando normalmente suas funções.  O G0 não é irreversível, se a célula for estimulada ela poderá voltar ao G1 podendo prosseguir para fase S ou não voltando assim para o G0 até que ocorra a correção no que deu errado na recuperação celular.

S - Síntese de DNA, após o período S cada cromossomo terá duas moléculas de DNA. Haverá 46 cromossomos e 96 moléculas de DNA.

G2 - Ultimo momento da intérfase antes da mitose, haverá novamente uma revisão analisando fatores intracelulares como: se o DNA foi realmente todo duplicado, se a célula continua recebendo sinais extracelulares, se algo estiver errado ela poderá entrar em processo de apoptose¹ (morte celular) no caso de uma célula saudável ou se tudo estiver certo prosseguirá para a mitose.


O gráfico abaixo mostra a variação da quantidade de DNA no ciclo celular.

Ciclo da mitose


Fase intérfase da mitose
Grau de variação da quantidade de DNA no ciclo mitótico 
         











Embora a mitose seja contínua, ela costuma ser dividida em quatro fases para efeito de estudo: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase é a etapa preparatória da célula para início da divisão, ocorrendo eventos correlacionados ao período de interfase, essenciais para o ciclo celular:

- Princípio da condensação (espiralização / compactação) dos cromossomos duplicados na interfase;
- Desaparecimento do nucléolo em conseqüência da paralisação do mecanismo de síntese.
- Duplicação do centríolo e migração desses para os pólos opostos da célula, formando microtúbulos, as fibras do fuso e do áster, ambas constituídas de tubulinas alfa e beta. As do fuso unir-se-ão ao cinetócoro, região do centrômero (ponto de intersecção entre os braços cromossômicos), e as do áster dando suporte (fixação) juntamente à face interna da membrana plasmática.


Metáfase Fase de máxima condensação dos cromossomos, nela ocorre a fragmentação da carioteca (membrana nuclear), havendo:
- Deslocamento e disposição linear dos cromossomos na placa equatorial (metafásica) da célula.
- ligação dos centrômeros às fibras do fuso.

Anáfase Fase da divisão onde ocorre a separação dos cromossomos duplicados, migrando cada cromátide irmã em direção aos pólos opostos, em razão do encurtamento dos microtúbulos.

Telófase Última etapa da divisão mitótica, caracterizada pelo agrupamento e descompactação dos cromossomos (genoma) em extremidades opostas, recomposição da carioteca e nucléolo, finalizando o processo com a citocinese (individualização do citoplasma em duas células-filhas).


No fim do processo mitótico veremos duas células-filhas idênticas (munidas do mesmo material genético) originadas de uma célula mãe.





Comparação entre os processo de divisão celular

Mitose
Meiose
- Resulta em duas células geneticamente iguais- Resulta em quatro células geneticamente diferentes
- Não há redução do número de cromossomos- Há redução do número de cromossomos
- Não há permuta gênica entre cromossomos homólogos- Normalmente ocorre permuta gênica entre os cromossomos homólogos
- Ocorre em células somáticas- Ocorre em células germinativas
- A duplicação do DNA antecede apenas uma divisão celular- A duplicação do DNA antecede duas divisões celulares
- Uma célula produzida por mitose, em geral, pode sofrer nova mitose- Uma célula produzida por meiose não pode sofrer meiose
- É importante na reprodução assexuada de organismos unicelulares e na regeneração das células somáticas dos multicelulares- É um processo demorado (podendo, em certos casos, levar anos para se completar)




É fundamental saber comparar a mitose e a meiose. Algumas doenças resultam de alterações nesses tipos básicos de divisão celular. A síndrome de Down, por exemplo, é provocada por erros na divisão celular que podem ocorrer durante a formação dos gametas ou na divisão do zigoto.
A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente idênticas à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.    Já a meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se dividem de novo, originando quatro células filhas com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si.
Dessa forma, a meiose tem papel fundamental na reprodução sexuada. E não se esqueça: durante a meiose normalmente há troca de genes entre cromossomos homólogos, o que aumenta a variabilidade gênita da espécie. Vale ainda lembrar que a mitose e a meiose apresentam quatro fases características: prófase, metáfase, anáfase e telófase, com formação de fuso proteico e condensação dos cromossomos. Nos dois casos, a duplicação do DNA antecede as divisões celulares.

¹- Apoptose, conhecida como "morte celular programada" é um tipo de "auto-destruição celular" que ocorre de forma ordenada e demanda energia para a sua execução. Está relacionada com a manutenção da homeostase e com a regulação fisiológica do tamanho dos tecidos, mas pode também ser causada por um estímulo patológico (como uma mutação no DNA celular).


Dicas para memorizar.


As fases da mitose
Macete 1: PRoMEto a ANA Telefonar
Macete 2: Paquerei Minha Amiga Tereza

P= prófase; M= metáfase; A=anáfase; T= telófase


Música - Prelude di Mitose


Hoje estou  aqui pra dividir
E as minhas etapas para isto eu vou narrar
Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase
É só lembrar,  ProMeteu á Ana
Telefonar                       

Duplicação dos cromossomos e condensação
Formando dessa forma as Cromátides Irmãs
Tchau Carioteca, bye bye  Nucléolo
Depois reaparece para novas células formar

Cromossomos alinhados e compactados
Placa Metafásica os mantém ao meio
Conjunto de Fibras, o Fuso Mitótico
Cromossomos nele foram presos

PAUSA

Centrômeros se separam, separando as Cromátides
Gerando a desunião dos Cromossomos Irmãos
São puxados aos Pólos das Células
Migram  o mesmo (o mesmo) material

Cromossomos se descondensam,( “xô” Cinetócoro e Fibras)
Carioteca e Nucléolo são reorganizados
Dois Núcleos filhos se apresentam como o Núcleo interfásico
Concluem-se Cariocinese e Citocinese

Duas novas células estão ai
Que ao precisar poderão se dividir
E tudo de novo ela irá passar

Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase
É só lembrar,  ProMeteu á Ana
Telefonar

Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase
É só lembrar,  ProMeteu á Ana
Telefonar

Share:

Popular

Blog da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, Belo Horizonte - MG. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

Vasectomia - Série Sexualidade, métodos contraceptivos.

VASECTOMIA A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e c...

Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

iOS

5/Life%20Style/feat-tab

Facebook

Business

5/Cars/feat-tab

O que achou do Blog? Levando em conta o layout, conteúdo e atualização.

Recent Posts

3/recentposts

Post Bottom Ad

ad728

Videos

6/Tech/feat-videos

Technology

3/Tech/feat-grid

Fashion

5/Life%20Style/feat2
[recent]

Breaking News

Header Ads

ad728

Android

5/Tech/feat-tab

Fashion

5/Cars/feat-tab

Follow Us @templatesyard

Seguidores


Tags

Recent Slider

5/Tech/feat-slider

Comments

3/recentcomments

Post Top Ad

ad728

Advertise

Ad Banner

Random Posts

3/randomposts

Facebook

Popular