Evolução Celular

Unicelularidade e Multicelularidade


Dos Procariontes aos Eucariontes
     Atualmente é praticamente consensual que todos os seres vivos podem ser agrupados em dois grandes grupos: os procariontes e os eucariontes. O principal critério de distinção entre estes dois grupos é a organização celular.

Célula Procariótica


  •               Possui 5 μm de diâmetro médio .
  •               Parede celular rígida.
     Material genético sem invólucro nuclear.O material genético está no citoplasma, constituindo o nucleóide. O DNA é uma simples molécula circular em regra não associada a proteínas.


 
     Numa perspectiva evolutiva, a vida terá evoluído a partir de organismos mais simples, os procariontes,
dos quais terão surgido os eucariontes.
     Duas hipóteses, a autogénica e a endossimbiótica, apresentam mecanismos explicativos desta evolução.



Hipótese Autogénica
     A Hipótese Autogénica admite que a célula eucariótica terá surgido a partir de organismos procariontes, por invaginações sucessivas de partes da membrana plasmática, seguidas de especialização. Essas invaginações terão acabado por se isolar, originando membranas internas. Este modelo é apoiado pelo facto das membranas inA Hipótese Autogénica admite que a célula eucariótica terá surgido a partir de organismos procariontes, por invaginações sucessivas de partes da membrana plasmática, seguidas de especialização. Essas invaginações terão acabado por se isolar, originando membranas internas. Este modelo é apoiado pelo facto das membranas intracelulares das células eucarióticas manterem a mesma assimetria que a membrana plasmática.

      Não possuem organelos membranares.
 
     Apresentam ribossomas de dimensões inferiores aos das células eucarióticas.
A fotossíntese tem lugar em alguns casos em lamelas fotossintéticas.

Célula Eucariótica

  •       Possui 40 μm de diâmetro médio.
  •       Parede celular rígida presente apenas nas plantas e nos fungos.
     O material genético está encerrado no núcleo, que contém um ou mais nucléolos. As moléculas de DNA estão associadas a proteínas constituído os cromossomas.
Possuem muitos organelos membranares, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, etc.
        As células vegetais possuem cloroplastos

HIPÓTESE ENDOSSIMBIÓTICA
      A Hipótese Endossimbiótica admite que as células eucarióticas são o resultado da associação simbiótica entre vários ancestrais procariontes. Este modelo defende que o sistema endomembranar terá surgido de invaginações da membarana plasmática e que as mitocôndrias e cloroplastos se desenvolveram a partir de células procarióticas que permanecerem em simbiose no interior de células procarióticas hospedeiras, resistindo à digestão.
      Os cloroplastos ter-se-ão originado a partir de procariontes fotossintéticos; as mitocôndrias seriam procariontes heterotróficos aeróbios. Este modelo é apoiado vários argumentos:
 

    Mitocôndrias e cloroplastos assemelham-se a bactérias, na forma, tamanho e estruturas membranares; Cloroplastos e mitocôndrias produzem as suas próprias membranas internas, dividem-se independentemente da célula e contêm DNA em moléculas circulares, não associado a proteínas; Os ribossomas dos cloroplastos e mitocôndrias são mais semelhantes aos dos procariontes do que dos eucariontes; As relações de endossimbiose são comuns e verificam-se actualmente.





Da unicelularidade à multicelularidade
 
      O desenvolvimento de uma maior complexidade estrutural e metabólica foi conseguido através do desenvolvimento de organismos multicelulares. A cooperação e a divisão de tarefas, torna possível a exploração de recursos que uma célula isolada não pode utilizar. Os ancestrais dos seres multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, formando colónias. Inicialmente todas as células desempenhavam a mesma função; contudo, ao longo do tempo algumas células da colónia ter-se-ão especializado em determinadas funções. A diferenciação celular e a especialização celular, mantendo a interdependência entre as diferentes células da colónia, terão conduzido à multicelularidade. O aparecimento da multicelularidade foi um passo crucial na evolução, trazendo enormes vantagens
evolutivas: 
         Maiores dimensões, mantendo-se a relação área/volume, ideal para as trocas com o meio externo; Maior diversidade, proporcionando melhor adaptação a diferentes ambientes; Diminuição da taxa metabólica, resultado da especialização celular que permite uma utilização da energia mais eficaz; Maior independência relativamente ao meio ambiente, devido a uma eficaz homeostasia (equilíbrio do meio interno) resultante de uma interdependência dos vários sistemas de órgãos.
Share:

Popular

Blog da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, Belo Horizonte - MG. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

Vasectomia - Série Sexualidade, métodos contraceptivos.

VASECTOMIA A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e c...

Total de visualizações de página

Pesquisar neste blog

iOS

5/Life%20Style/feat-tab

Facebook

Business

5/Cars/feat-tab

O que achou do Blog? Levando em conta o layout, conteúdo e atualização.

Recent Posts

3/recentposts

Post Bottom Ad

ad728

Videos

6/Tech/feat-videos

Technology

3/Tech/feat-grid

Fashion

5/Life%20Style/feat2
[recent]

Breaking News

Header Ads

ad728

Android

5/Tech/feat-tab

Fashion

5/Cars/feat-tab

Follow Us @templatesyard

Seguidores


Tags

Recent Slider

5/Tech/feat-slider

Comments

3/recentcomments

Post Top Ad

ad728

Advertise

Ad Banner

Random Posts

3/randomposts

Facebook

Popular